Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Com presença do Diario, prefeito do Recife, João Campos, é sabatinado no Roda Viva

Prefeito reeleito do Recife respondeu questões sobre as eleições municipais de 2024, cenário da polarização nacional e sobre um sonho para a Presidência da República.


 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), participou da sabatina desta segunda-feira (28) do programa Roda Viva, da TV Cultura. Com a participação do Diario de Pernambuco, o vencedor do pleito municipal respondeu questões sobre a vitória nestas eleições, as viagens de campanha que fez pelo Brasil e sobre o cenário nacional da política.

 

Logo no começo de sua fala, João Campos agradeceu os votos que o reelegeram como prefeito do Recife, onde recebeu cerca de 78% da preferência dos eleitores. O gestor avaliou os recifenses como "generosos" em relação ao seu governo à frente da capital do estado.

 

Representante do Diario na sabatina, o Diretor de Redação, Augusto Maia Leite, questionou o político a respeito de sua campanha ao redor do país, sua presença nas redes sociais e até sobre um sonho presidencial. 

 

Após sair vitorioso no pleito do Recife, Campos foi tido como um cabo eleitoral do espectro centro-esquerda no Norte-Nordeste. Ele esteve presente em Natal (RN), Belém (PA) e Fortaleza (CE) para apoiar os então candidatos Natália Bonavides (PT), Igor Normando (MDB) e Evandro Leitão (PT). A candidata potiguar saiu derrotada, mas Normando e Leitão foram eleitos.

 

"Política não é feita só de eleição, mas a eleição é um momento importante. Então eu estive, Augusto, aonde eu fui convidado para poder estar e para poder defender projetos em que acredito. Quando eu estive no Ceará, por exemplo, foi muito importante fazer uma reunião com a juventude, fazer um ato numa praça pública, reforçar o nosso apoio e dar um testemunho, um testemunho de alguém que está fazendo a gestão, que todo dia a dia está cuidando da cidade e sei como é importante ter um time", afirmou João Campos. 

 

"Acho que a política nesse tempo também pede isso, e eu não quis saber de quem ganharia ou não a eleição, a gente tem que ter compromisso político, compromisso político com aquilo que a gente acredita, com o campo que a gente representa e a capacidade de ter cooperação. É bom ganhar uma eleição, mas é muito bom também ver um aliado, ver um parceiro, ver alguém que você acredita vencendo a eleição. E esse segundo turno foi um pouco disso. Tive a oportunidade de passar nessas cidades, de dar um testemunho e de, principalmente, chamar a juventude para participar da política", avaliou o prefeito.

 

Sobre um diálogo com partes opostas do jogo político, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), João Campos afirmou que sua conversa seria com quem está no "campo democrático".

 

"Nosso limite é estar dentro de um campo democrático", afirmou o prefeito, sem citar nomes. "A gente não pode jamais correr o risco de algo anti-democrático. É muito importante lembrar que a circunstância de uma eleição ou de um momento político se dá em torno de uma conjuntura. Quando a gente olha as conjunturas de forças que estão postas hoje, a gente vê aquilo que apresenta a capacidade de juntar, de unir o Brasil e de poder fazer um projeto democrático com capacidade de fortalecimento social, de inclusão das pessoas, de proximidade com setores da sociedade. Vai muito de encontro a quem são as pessoas que estão disputando a eleição, mas também a conjuntura de quem está postulando e o entorno dela.", opinou.

 

Por fim, ao ser questionado sobre seu futuro, se a faixa presidencial está em um plano para futuras eleições, Campos sorriu e se resumiu a afirmar que seu sonho seria ser "o melhor prefeito da história do Recife".

 

"Quando eu perdi meu pai, imagina que ele sonhava em ir para o Jornal Nacional e ele dizia, 'eu preciso ser conhecido, quando eu for conhecido, as pessoas vão votar, vão confiar'. Ele dá entrevista brilhante num dia, no dia seguinte de manhã ele morre. Eu aprendi a viver um dia de cada vez, minha mãe diz assim: 'meu filho, é preciso estar em dia com a vida'. E eu botei na cabeça que se todo dia eu der o melhor de mim, eu acordar mais cedo, for dormir mais tarde, e buscar acertar em tudo que eu faço, eu vou ganhar o dia, eu vou ganhar a semana, eu vou ganhar o mês, eu vou ganhar o ano, e eu ganho um mandato, como foi agora", contou o prefeito.

 

Confira sabatina completa do prefeito João Campos no Roda Viva:

 

[VIDEO1] 

 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco