Politica

Diálogo e colaboração pautam abertura do Congresso Pernambucano de Municípios

Caravana Federativa acontece em paralelo, propondo buscar soluções para desoneração das folhas dos municípios

Governadora Raquel Lyra na abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios

 
O 7° Congresso Pernambucano de Municípios e a Caravana Federativa deram início às atividades na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, com solenidade de abertura realizada no Teatro Guararapes.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e anfitrião do evento, Marcelo Gouveia, deu o pontapé inicial do ato ressaltando o tema ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’.

“Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência são alguns exemplos. A Amupe está junto de cada município para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece”, discursou.

Os representantes do Governo Federal, através da Caravana, vêm ao estado com discurso de buscar solução, através do diálogo, para a questão da desoneração das folhas dos municípios, e fortalecer as finanças das cidades pernambucanas.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou o crescimento do evento, que ela participou em anos anteriores como prefeita de Caruaru, e reforçou a disponibilidade do Governo do Estado para fazer parcerias com os municípios em 2024.

"É muito importante que eventos como esse se fortaleçam a cada ano, que o consórcio esteja fortalecido para ações mais rápidas, eficientes, baratas e inovadoras", afirmou.

"Se ano passado foi o ano de dizer "não" para que pudéssemos trazer investimentos para o estado, este é o do "sim" aos investimentos, habitação, creches, maternidades, aos convênios com os municípios além das emendas parlamentares, e assim fazer nosso Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás. Contem com nossa parceria para fazer projeto, buscar dinheiro e destravar financiamento", declarou Raquel.

"Mesmo quem está na corrida eleitoral, não se descuidem dos projetos que fazemos juntos, não deixem de buscar parcerias e empréstimos com o Governo Federal e do Estado. O que plantamos hoje, entregamos no final do ano ou nos anos seguintes", pontuou.

Em sua fala, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), frisou a necessidade de excelência e colaboração nos serviços públicos em cada cidade, e colocou a capital à disposição para colaborar através do Consórcio de Municípios de Pernambuco (Comupe).

"O tema do congresso é muito preciso. Temos que entender que os municípios são uma plataforma de serviço, e queremos serviços de excelência. Vamos buscar mudar a cada dia, trazer tecnologia, escutar e entender os problemas, e criar soluções através do municipalismo e da Amupe", disse o gestor.

"Troquei ideias de parceria com Marcelo [Gouveia] para, através do Comupe, construir obras de grande impacto, e baixa complexidade e custo nos municípios pernambucanos", continuou.

A mesa de autoridades contou também com os ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PSOL); dos senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB); o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD); além de diversos outros gestores e parlamentares.

Durante o ato, a mesa de autoridades testemunhou a assinatura de documentações do Imóvel da Gente, que instalou o Complexo Administrativo Municipal em Catende, a Secretaria de Saúde em Escada, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia em Salgueiro, e creches em São Bento do Una.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco