° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Grupo faz primeira reunião sobre regulamentação de trabalho por aplicativo

Por

Representantes do governo discutirão proposta de regulamentação das atividades do setor. Ministro do Trabalho e Emprego participou de primeira reunião do colegiado
O Grupo de Trabalho de Interministerial da Negociação Coletiva realizou, nesta terça-feira (23), a primeira reunião para discutir a reestruturação das relações trabalhistas e a regulamentação das atividades dos aplicativos de transporte e de entrega no Brasil. O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, participou da abertura do encontro. 

O secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, que também compõe no grupo, ressaltou a importância da pauta. “Vamos discutir diversas questões que afetam diretamente a relação de trabalho entre empresas e empregados, como condições de trabalho, jornada, segurança e proteção social, além de outros pontos”, disse.

Segundo ele, é preciso negociar com as partes envolvidas para definir uma legislação que atenda ao setor enquanto preserva os direitos dos trabalhadores. Além do MTE, participaram da reunião representantes da: Advocacia-Geral da União (AGU); Casa Civil; Secretaria Geral da Presidência da República; Ministérios do Desenvolvimento; Indústria, Comércio e Serviços; Fazenda; Justiça e Segurança Pública; Previdência Social; e Transportes.

A previsão é que o grupo marque reuniões também com empregadores e trabalhadores da área para o próximo 5 de junho, em Brasília. O Decreto Nº 11.513, de 1º de maio, que define os integrantes do grupo de trabalho, os integrantes têm o prazo de 150 dias para apresentar o relatório final das atividades. Esse tempo poderá vir a ser estendido por até mais 150 dias, caso seja necessário.