° / °

Paulo Moura lança livro 'Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais'

Por

Campanhas e estratégias eleitorais que despertam o interesse de políticos; profissionais das áreas de marketing político, estratégia e comunicação, além do público acadêmico, são o tema do livro "Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais" (Editora Vozes), do estrategista político Paulo Moura, cujo lançamento será no próximo dia 8 de maio, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, localizado no bairro do Pina.

A abordagem com que o autor apresenta o tema tem sido considerada inovadora: à luz do referencial teórico que embasa, em grande parte, os estudos sobre o marketing eleitoral, ele explana, por meio de casos práticos, como as atividades de marketing político, estratégia e comunicação se combinam na elaboração e execução de uma campanha eleitoral. É assim que apresenta, em linguagem acessível, o conceito de inteligência política, como sendo a engrenagem que conecta marketing político, estratégia e comunicação.

A obra contempla exemplos práticos da aplicação dos conceitos e detalha os papéis da equipe multidisciplinar envolvida nas campanhas eleitorais, considerando experiências vivenciadas no Brasil e em diversos países, algumas das quais lhe renderam premiações e reconhecimento no mercado do marketing político e eleitoral.

Em "Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais", Paulo Moura traz abordagens atuais dentro desse universo, como o papel dos meios digitais, o uso de dados e de pesquisas de opinião, o papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação.

“Esse livro conjuga uma trajetória de estudos com a vivência. Não tem a pretensão de ser um projeto acadêmico, mas tem, no conhecimento científico, o alicerce que fundamenta tudo o que construímos profissionalmente no campo da inteligência política. Seu conteúdo interessa àqueles que habitam o universo da política e àqueles que têm o interesse em conhecê-lo melhor. O livro não é uma obra acabada, mas um convite a mergulhar no universo da inteligência política, o grande guarda-chuva que conecta marketing, estratégia e comunicação”, ressalta o autor.

Perfil

Paulo Moura possui experiência em campanhas eleitorais país e no exterior. Tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político. Foi vencedor - por quatro vezes - do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (Compol/USA 2017).

É sócio-fundador da Exata Inteligência Política; pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de Minas Gerais; especialista em Marketing Digital e Estratégia pela Universidade de Harvard (EUA); professor visitante da The George Washington University (EUA) e da Universidade de Turim, na Itália.

É ainda membro de instituições como The American Association of Political Consultants e The International Association of Political Consultants.