° / °

Rodrigo destaca avanços do primeiro ano como prefeito de Caruaru

Por

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), completou, nesta sexta-feira (31) um ano à frente do Poder Executivo da principal cidade do Agreste de Pernambuco com a entrega de mais de 200 escrituras do residencial Fernando Lyra. A avaliação é de que o gestor tem priorizado setores voltados à geração de emprego e renda, saúde e educação, bem como a ampliação do diálogo com categorias e instituições, a classe política e servidores municipais.

Pinheiro assumiu o comando da prefeitura após a renúncia da então prefeita Raquel Lyra (PSDB), que abdicou do cargo para disputar a sucessão do ex-governador Paulo Câmara. Raquel foi eleita para o Palácio do Campo das Princesas no segundo turno das eleições de 2022, depois de derrotar a ex-deputada federal Marília Arraes, do Solidariedade.

O atual prefeito realizou um balanço das principais ações implementadas ao longo dos últimos 365 dias e destacou a implementação de uma parceria público-privada voltada à modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública, além de um programa de pavimentação asfáltica que contempla vias de todo o município. “Um saldo bastante positivo para o primeiro ano de governo”, disse o tucano. 

"Desde que recebemos a missão de comandar Caruaru, temos ouvido a população e seus anseios para conseguir realizar uma administração justa e construir uma cidade cada vez melhor, avançando em todas as áreas, seja na saúde, na educação, na geração de emprego e renda. Essa vai ser a nossa marca, sem dúvidas. Vamos colocar Caruaru no caminho do desenvolvimento sustentável”, explicou o prefeito.

“Mantivemos e ampliamos a prestação de serviços aos caruaruenses, sempre colocando o diálogo e a transparência como premissa, mas temos ainda muitos desafios pela frente. Vamos continuar ouvindo a população, os vereadores, empresários, comerciantes, servidores e todos que possam contribuir para a construção de uma cidade cada vez melhor”, acrescentou.

Investimentos do centro à zona rural

Além de requalificações, Rodrigo reforçou que a atual gestão tem atuado para tirar do papel um conjunto de equipamentos “que propiciará uma melhor qualidade de vida à população”, impulsionando o município nos mais variados aspectos. Ele citou, dentro do pacote de investimentos realizados pelo Executivo, no último ano, obras no setor de infraestrutura, como a nova Avenida Brasil, no bairro Universitário, e a revitalização do Distrito Industrial.

“Há ainda investimentos no Alto do Moura e no bairro Luiz Gonzaga prestes a serem entregues à sociedade. Destaco ainda a restauração do prédio da Estação Ferroviária e a requalificação do Espaço Cultural, assim com a construção do Complexo Olímpico Álvaro Lins, no bairro Maurício de Nassau, e de diversos Centros Municipais de Educação Infantil, como os da Nova Caruaru , do Fernando Lyra e da Vila Andorinha”, detalhou.

Segurança, Transparência e Cultura

“Encerramos o ano de 2022 com a melhor série histórica na redução nos números de homicídios por meio do programa Juntos pela Segurança”, comemorou o prefeito. Ainda segundo o gestor, o município conseguiu alcançar o primeiro lugar em transparência entre as cidades do estado acima de 300 mil habitantes.

Após dois anos sem poder ser realizado por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, Caruaru, que sustenta o título de cidade responsável pelo Maior São João do Mundo, conseguiu movimentar, em 2022, cerca de R$ 558 milhões com o “São João do Reencontro”.

“Tivemos um impacto econômico 123% maior do que em 2019, batendo recorde, sem falar do aumento de 30% no cachê dos artistas locais”, pontuou Rodrigo ao citar a retomada dos festejos juninos como “o maior desafio do primeiro ano da nossa gestão”.