° / °

Comissão de Justiça da Alepe aprova por unanimidade o nome de Thallyta Figueirôa para a administração de Fernando de Noronha

Por

A indicação da governadora Raquel Lyra (PSDB) de Thallyta Figueirôa para a administração do Arquipélago de Fernando de Noronha foi aprovada por unanimidade hoje (13) pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A sabatina à qual Thallyta foi submetida nesta tarde, contou com a participação de vários deputados que questionaram a futura administradora sobre os problemas enfrentados pela população de Noronha e como serão sanados nos próximos quatro anos. A comissão foi presidida pelo deputado Waldemar Borges (PSB). 

Na sabatina, Thallyta foi questionada sobre os principais problemas que a ilha vem passando nos últimos anos como as obras de recuperação do aeroporto, a lei dos veículos elétricos, o problema dos resíduos sólidos, a empregabilidade dos nativos que saem do Arquipélago para fazerem cursos de formação e qualificação, mas ao voltarem para casa não conseguem vagas no mercado de trabalho, entre outros. Na ocasião, a indicada da governadora admitiu não ter domínio de alguns pontos tocados na sabatina e que "irá se debruçar para que as respostas sejam dadas aos deputados muito em breve".   

"Para mim é uma honra ser indicada para administrar o Arquipélago de Fernando de Noronha. Estou satisfeita em ter passado por essa sabatina e poder trazer minha contribuição. Vamos trazer o arquipélago para uma pauta prioritária no gabinete da governadora Raquel Lyra. Precisamos levar dignidade para a população nativa. Todos os pontos questionados na sabatina, e mais a situação da maternidade, da sustentabilidade, entre outros, irão ser resolvidos de maneira integrada, uma vez que temos diversas secretarias que irão trabalhar em conjunto para que a gente possa conseguir entregar o melhor para Fernando de Noronha", disse Thallyta.  

Para o presidente do Conselho Distrital de Moradores de Fernando de Noronha, Otávio Minervino, a expectativa é que a futura administradora da ilha cumpra com as obrigações que não são poucas, apesar de ter manifestado o desejo dele e da população em ter um administrador nativo. "Desde 1988, quando a ilha voltou para Pernambuco, nós nunca tivemos um nativo como administrador. Esperamos que Thallyta seja a última a vir de fora para administrar nosso lugar", afirmou Minervino, alegando que não tem mais como alterar os fatos já que Thallyta já foi sabatinada. Mas ele faz um apelo. "É muita coisa para quem tá assumindo agora. Espero que Thallyta tenha êxito lá na ilha desde que ela ouça a comunidade", finalizou.   

Com base nas declarações do presidente do conselho de moradores, o deputado Waldemar Borges afirmou que a nova gestão da ilha não irá pegar o Arquipélago do zero. "Houve muitos avanços na ilha, inclusive, protagonizados pela luta dos moradores. Não seria positivo desvalorizar os avanços".  

Thallyta Figuerôa é graduada em Administração com MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Foi presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, secretária executiva de Desenvolvimento Rural de Caruaru e, depois, secretária de Desenvolvimento Rural também de Caruaru. 

Encerrada a sabatina, o nome de Thallyta Figueirôa seguirá para apreciação e votação dos demais parlamentares durante sessão extraordinária no plenário da Casa de Joaquim Nabuco na próxima terça-feira (17).