{{channel}}
Após iniciativa de Marília Arraes, Câmara dos Deputados cria cota para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica
Marília Arraes (Solidariedade) articulou uma iniciativa que passará a reservar 2% do total dos postos de trabalho de empresas contratadas pela Casa para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade econômica. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados, passa a valer de imediato e foi oficializada com a publicação do Ato 299 da Mesa Diretora.
“Garantir a dignidade das mulheres é uma luta permanente, em especial às que vivem em situação de vulnerabilidade econômica ou ameaçadas pela violência doméstica. E emprego, renda, são essenciais para possibilitar que essas mulheres tenham condições de viver e cuidar de seus filhos, de suas famílias e delas próprias. É muito bom saber que uma sugestão de nosso mandato inspirou dessa decisão”, disse Marília sobre a decisão da Mesa.
A pré-candidata ainda destacou que a iniciativa não existia como norma na Casa, mas que a construção aconteceu a partir da experiência já existente no Senado Federal. “Em 2019, me chamou a atenção que apesar de haver essa possibilidade não se tinha nada de concreto. Na época eu estava à frente da Procuradoria-adjunta da Mulher da Câmara e comecei as articulações para transformar isso em realidade."
O programa criado pela Câmara dos Deputados possui uma parceria da Casa com o Governo do Distrito Federal, que já tem no sistema o cadastro de mulheres que buscam trabalho e se enquadram nas características necessárias para fazer parte da ação. O processo de seleção será feito de maneira sigilosa, para não expor essas pessoas e ajudar na reinserção no mercado de trabalho.