° / °

Vereador do Recife, Ivan Moraes anuncia pré-candidatura à Alepe

Por

O vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) será candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. A decisão, comunicada pelo socialista nas redes sociais nesta quinta-feira (3), visa aumentar a presença do partido no Legislativo pernambucano – apenas o mandato coletivo Juntas representa a legenda na Alepe.

Militante de causas como a democratização da comunicação e o antiproibicionismo, Ivan foi eleito vereador da capital pernambucana em 2016, na sua primeira disputa eleitoral. Dois anos depois, nas eleições de 2018, Ivan pleiteou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Não obtendo êxito, continuou seu mandato na Câmara Municipal do Recife, para a qual foi reeleito em 2020.

“A gente tem a necessidade de transformar a política; isso é o que me fez entrar na política. Quem me acompanha sabe que minha história é de militância, é de luta nas organizações da sociedade civil, e a gente entende que a gente precisa de muita gente para transformar a política, que a quantidade de gente que está disputando hoje não é suficiente. E aí nós entendemos que, do mesmo jeito que a gente tem feito a diferença na Câmara, agora junto com Dani [Portela, vereadora do PSOL], a gente pode triplicar, quadruplicar a presença de mandatos progressistas, mandatos ativistas, também na Assembleia. Trabalho não falta”, comenta sobre a decisão.

Na visão do pré-candidato, “a gente tem os poderes legislativos e executivo como um todo praticamente tomados pelas mesmas famílias que fazem política do mesmo jeito e a gente precisa ter gente nova, ter gente instigada, e é por isso que eu estou colocando meu nome”.

Este ano, o vereador chegou a disputar a indicação do partido à corrida pelo governo do estado, mas acabou sendo derrotado por João Arnaldo – candidato à vice-prefeito na chapa com Marília Arraes (PT) nas eleições de 2020. “A gente estava pronto para uma missão, a missão não foi dada, aí o acumulo daquele processo deságua nessa decisão que a gente publicou hoje”, afirma.