{{channel}}
PSOL Recife terá primeira mulher na presidência
Lu Mendonça tomará posse na próxima sexta-feira (18) na Câmara dos Vereadores do Recife
O PSOL Recife terá pela primeira vez uma mulher à frente do diretório municipal para conduzir o partido pelos próximos dois anos. Será Lu Mendonça. Ela assume na próxima sexta-feira (18) quando se finda a atual gestão Dayvison Caetano. A posse da nova diretoria está marcada para acontecer às 15h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife.
A nova comandante vem do comércio informal, onde trabalhou durante 22 anos como camelô no Centro do Recife. A escolha de Lu para presidir a executiva se deu em dezembro de 2021 durante o congresso estadual do partido. Assim como ela, outras dez pessoas também foram eleitas para assumirem as secretarias do diretório (Finanças; Geral; Direitos Humanos; Comunicação; Formação Política; Juventude; Movimentos Sociais e Populares; Mulheres; Meio Ambiente e Sindical).
"Esta é a primeira vez que uma mulher chega à presidência do partido. Sou filiada ao PSOL desde 2016. Nosso sentimento é o de cumprir tarefas e reforçar a participação das mulheres na política. Precisamos ocupar cada vez mais cargos de presidência, vereância, entre outros. Estamos atravessando dias muito difíceis na atual conjuntura política. E essa realidade precisa mudar", disse.
Lu Mendonça iniciou sua militância pelo direito ao trabalho e foi coordenadora da chapa proporcional que elegeu a bancada do PSOL para a Câmara de Vereadores do Recife em 2021, com destaque para a campanha de Dani Portela, a vereadora mais votada nas eleições de 2020. A futura presidente do PSOL Recife está diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (SINTRACI) e também da Executiva da União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadores Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil (UNICAB), além de coordenadora Estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Teto de Pernambuco (MTST-PE) e da Associação de Mulheres Ambulantes do Recife (AMAR).