° / °

Fux discursa a favor da democracia: 'STF confia nos cidadãos'

Por

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, abriu a sessão desta quinta-feira (2), fazendo um discurso sobre as manifestações do próximo dia 7, Dia da Independência do Brasil. Os protestos foram inflamados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e são contra o STF.  
 
De acordo com Fux, a liberdade de expressão não abrange “violências ou ameaças”.

O chefe do Executivo federal vem fazendo, durante os últimos meses, 
ataques ao STF e aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

"O Supremo Tribunal Federal tem sido um ferrenho defensor das liberdades públicas, como demonstram, exemplificativamente, as decisões judiciais que garantiram a realização de diversas manifestações públicas em momentos históricos do país; bem como declararam a nulidade de decisões da Justiça que impediam a livre manifestação político-eleitoral em universidades públicas", afirmou Fux.
 
Segundo Fux, a Corte é a maior guardiã da Constituição. “Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas. Por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças", disse.

Para Fux, o Brasil foi feito por “suor e lutas”. Ele ainda afirmou que confia nos manifestantes que irão até Brasília. 
 
“O STF confia que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam.”