{{channel}}
XP: aprovação da CPI é 28% superior a índice de satisfação com Bolsonaro
Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, conduzida pelo Senado Federal, são aprovados por 57% da população. Paralelamente, 31% desaprovam a investigação. Os dados compõem pesquisa divulgada pela XP investimentos e pelo e Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) nesta terça-feira (17).
O aval à CPI é 28% superior ao índice de aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o levantamento, 29% dos cidadãos estão satisfeitos com a gestão federal, ante 63% de desaprovações. Oito por cento dos entrevistados não souberam opinar. O índice de abstenção sobre a avaliação da comissão de inquérito foi de 12%.
Dos entrevistados, 67% afirmaram estar acompanhando as sessões da comissão tocada por senadores da República; outros 32% não têm dado atenção às reuniões.
No que tange ao combate à pandemia, as ações de Bolsonaro são desaprovadas por 59%, que julgam a gestão federal da crise sanitária como ruim ou péssima. Outros 18% avaliam os atos como regulares. Impressões boas ou ótimas são 21%.
Gestores locais, por outro lado, têm boas avaliações: 43% creem que governadores estaduais fazem gestões boas ou ótimas para conter a Covid-19; 55% têm a mesma impressão sobre prefeitos.
A pesquisa tem margem de erro de 3,2%. Para dar forma aos dados coletados, foram feitas 1 mil entrevistas, espalhadas por todo o país. Os contatos ocorreram entre os dias 11 e 14 deste mês.