{{channel}}
Queiroga sobre plano de vacinação em 2022: 'Não temos estratégia clara'
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou durante depoimento à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid, realizado nesta terça-feira (8), que o Brasil não tem doses suficientes para vacinar 2 milhões de pessoas por dia.
Queiroga foi questionado sobre o calendário de vacinação, que está atrasado no Brasil. A pergunta foi feita pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Em resposta, o ministro confirmou acordo com Moderna para aquisição de 100 milhões de doses em 2022 e afirmou que a produção da Fiocruz vai acelerar, mas admitiu ao senador ainda não ter "estratégia tão clara" para vacinação no ano que vem.
Segundo o ministro, até dezembro, o Brasil deve atingir a meta de 160 milhões de brasileiros vacinados.
Em seguida, Randolfe perguntou sobre a média de vacinação diária. Para alcançar a meta, precisaria ampliar a meta da imunização e Queiroga disse que “esse é o objetivo”.
O senador então falou sobre o Acre e Amapá serem estados com menor índice de vacinação, e questionou o ministro se isso seria uma questão local.
Queiroga então disse que a campanha está mais lenta, que o assunto tem sido tratado. “Não tenho dúvidas de que vamos vacinar a população brasileira”, diz o ministro.