° / °

PT entra com ação no STF contra Bolsonaro por conta da Copa América no Brasil

Por

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) entrou com uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) por ele apoiar a realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia. Arraes recorreu ao Ministério Público Federal (MPF). “É inadmissível e desrespeitoso o Governo Federal apoiar a realização do torneio no país”, comentou.

O inquérito civil tem por objetivo apurar se há legalidade e interesse público no evento. A deputada suspeita de um possível atentado à saúde pública através da realização do evento. "O anúncio da Copa América no Brasil acontece depois do torneio não ter acontecido na Argentina, que registra 77 mil mortes pela Covid-19, e nem na Colômbia, que já soma 88 mil mortos pela Pandemia”, ressaltou. "O Brasil é um dos países mais ineficazes na batalha contra o novo coronavírus e a ausência de coordenação do Governo Federal tem levado o país a níveis de infecções muito elevados”, disparou Arraes. A parlamentar também frisou que menos de 10% da população brasileira está imunizada com as duas doses da vacina.

STF

O PT nacional  entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo mesmo motivo.“Pedimos ao STF a suspensão da realização dos jogos para ouvir o Bolsonaro, o ministro da saúde, os governadores e prefeitos. O presidente deveria ter conversado com os governadores antes”, comentou a presidenta da legenda, Gleisi Hoffmann.

“Se nós tivéssemos um percentual alto de pessoas vacinadas não teria tanto problema, mas o nosso povo está morrendo”, disparou a parlamentar. Segundo Hoffmann, a copa teria sido viabilizada em território brasileiro caso a gestão da pandemia tivesse sido bem feita desde o início da crise.