° / °

'Ninguém ganha eleição com 30% dos votos', dispara presidenta do PT

Por


A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a formação de uma frente ampla de oposição para as eleições de 2022. Segundo a deputada, o projeto de combate ao presidente Bolsonaro (Sem Partido) precisa de união entre os partidos. “Se a esquerda quiser ganhar a eleição, vai precisar de uma aliança ampliada. Ninguém ganha eleição com 30% dos votos”, assinalou. As declarações foram dadas nesta terça-feira ao programa Manhã na Clube, da Rádio Clube 720 AM, apresentado pelo titular da coluna Diario Político, Rhaldney Santos.

Visando a criação da frente ampla, Hoffmann acenou para partidos adversários ao PT, como o PDT, afirmando que a legenda dos trabalhadores estaria disposta ao diálogo, em nome da derrota de Bolsonaro. “Esses partidos têm muitas coisas em comum e atuam no mesmo campo da política”, comentou. Para a parlamentar, o objetivo não é a fusão das siglas em um único palanque, e sim uma aliança de apoio. “Estamos com uma aliança política importante para fazer oposição. Se isso vai reverter em uma aliança eleitoral, não sabemos ainda”, frisou a presidenta.

Em Pernambuco, Gleisi pontuou as marcas deixadas entre o PT e o PSB na disputa municipal de 2020, quando os partidos foram adversários no segundo turno pela prefeitura do Recife. “A eleição municipal deixou muitas cicatrizes, não foi fácil, mas a gente tem capacidade de conversar olhando para frente”, ressaltou. Caso as duas siglas não formem uma aliança, Hoffmann afirmou que o PT poderá seguir em frente em uma candidatura própria, com um dos dois nomes mais cotados, o senador Humberto Costa e a deputada federal Marília Arraes. “É  uma discussão que tem que ser feita com o PT local, mas acho que os dois nomes seriam muito bons para o partido”, explicou.