'Fiz minha parte como cidadão consciente', comenta Mourão após ser vacinado
Nesta segunda-feira, o vice-presidente da república, Hamilton Mourão (PRTB), tomou a primeira dose da CoronaVac. Mourão registrou o momento em suas redes sociais, ressaltando sua esperança de que o imunizante chegue para todos. “Hoje fiz minha parte como cidadão consciente”, ressaltou em seus perfis online.
O vice da república recebendo o imunizante carrega uma forte simbologia, dado o comportamento negacionista em relação à vacina do Governo Federal. Indo na contramão de seu colega no Planalto, o general Mourão incentiva a vacinação como solução pública. “É uma questão coletiva, e não individual", afirmou em janeiro. No início de março, Mourão voltou a falar sobre as vacinas, afirmando que todos os cuidados eram paliativos e a solução definitiva é o imunizante. "A única saída é vacinar todo mundo”, ressaltou.
Após afirmar em diversas ocasiões que não se vacinaria, o presidente Bolsonaro (sem partido) ainda não se pronunciou publicamente se vai seguir o exemplo de seu vice. “Eu não vou tomar vacina e ponto final”, afirmou o presidente, em dezembro de 2020. Especula-se que o presidente havia comentado extra-oficialmente na semana passada que iria se vacinar, mas não houve posicionamento oficial ainda.
O Distrito Federal está vacinando pessoas a partir de 67 anos desde a última sexta-feira. Agora a expectativa cai sobre o presidente, o grupo etário dele (66 anos) ainda não chegou, mas falta pouco para Bolsonaro tomar a decisão publicamente de dar o exemplo e se imunizar, ou não. Se Bolsonaro se vacinar, será mais uma guinada em seu comportamento, depois que ele passou a usar máscaras publicamente, algo que ele não fazia antes.