° / °

Dias estaduais da visibilidade lésbica e visibilidade trans entram no calendário

Por

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou ontem dois Projetos de Leis que instituem os dias 29 de agosto e 29 janeiro como os dias da visibilidade lésbica e trans, respectivamente. 


“A ideia é combater a lesbofobia e a transfobia, fomentando o debate sobre as condições sociais enfrentadas pelas pessoas LGBTQI%2b. Essa é uma vitória da comunidade trans e lésbica contra o conservadorismo”, destaca um trecho da nota emitida pelas autoras do projeto, as codeputadas juntas (PSOL)


As datas entraram oficialmente no calendário no estado. O dia 29 de agosto foi escolhido em memória do primeiro seminário internacional de lésbicas (SENALE), que ocorreu nesta data em 1996. O dia 29 de janeiro foi escolhido por marcar o dia nacional da visibilidade trans e o lançamento da campanha “Travesti e respeito”, em 2004.


Nestas datas, o objetivo é promover atividades de formação pedagógica nas escolas do estado, levando debates que conscientizem contra a lesbofobia e transfobia.”Bem como da luta social e da incidência política das Organizações Lésbicas para a ampliação de direitos e políticas de proteção social e a importância da luta social da população transexual e travesti por direitos e visibilidade”, ressalta outro trecho da nota.


“As Juntas acreditam que é necessário que toda a sociedade comprometida com o avanço da democracia e da justiça social atue de forma a combater os elementos que insistem na subordinação e na violação do direito das pessoas LGBTQI ”, conclui o documento.