° / °

A portas fechadas, Bolsonaro dá posse a André Mendonça na AGU

Por

O presidente Jair Bolsonaro deu posse na tarde desta terça-feira (30) ao ministro André Mendonça na Advocacia-Geral da União (AGU). A assinatura do termo de posse ocorreu no gabinete a portas fechadas e não constava na agenda oficial do mandatário.

Mendonça retornou ao cargo que ocupou até abril do ano passado e substitui José Levi, que foi demitido após não ter assinado a ação que Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir governadores de adotarem medidas restritivas de circulação em meio ao agravamento da pandemia.

Natural de Santos (SP), de perfil técnico e com vasto conhecimento acadêmico, André Luiz de Almeida Mendonça é Advogado da União desde 2000. Tem os títulos de doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde apresentou teses sobre recuperação de ativos desviados pela corrupção que receberam o Prêmio Extraordinário da instituição de ensino.

Enquanto Ministro da Justiça e Segurança Pública, foi responsável pelo lançamento de força-tarefa do Sistema Único de Segurança Pública para aperfeiçoar o trabalho coordenado entre as forças de segurança estaduais e nacional. Na Polícia Federal, o ministro atuou para manter a independência da corporação, garantindo aumento de dotações orçamentárias para aquisição de novos equipamentos e abertura de concurso público.