Politica

Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes tem, pela primeira vez, mesa diretora presidida por uma mulher

Pela primeira vez, uma mulher presidiu mesa diretora da Câmara dos Vereadores em Jaboatão dos Guararapes. Nesta quarta-feira foi realizada uma audiência do quadrimestre, conduzida pela vereadora Jacinta (PSC) ocasionando um fato histórico no município. Ela recebeu a Secretária de Saúde, Zelma Pessoa, e o Secretário Executivo da Fazenda, João Marinho, para realizar o levantamento dos últimos quatro meses.

Em 1º de janeiro de 2021, Jacinta tomou posse como vereadora, assumindo o cargo de 1ª Vice-Presidente da Casa Vidal de Negreiros, sendo a única mulher eleita na cidade, com 1.835 votos, ocupando a câmara junto a 25 homens. Em seguida, na primeira sessão desta legislatura, foi eleita e nomeada Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.

Nascida em Surubim, Jacinta, 60, é enfermeira de formação e exerceu a profissão por oito anos. A vice-presidente do Poder Legislativo é mãe de cinco filhos e avó de oito netos. Jacinta tem uma longa história dedicada à política e às questões sociais. Iniciou sua trajetória com o Ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra, ela afirma ter como alicerces, “a ética e a responsabilidade com a coisa pública”.

Desde 2017, Jacinta ocupava o cargo de Superintendente das Regionais na Secretaria de Educação, na competente e premiada gestão do Prefeito Anderson Ferreira. Jacinta candidatou-se pela primeira vez a vereadora nas eleições 2020 e, foi vitoriosa no pleito.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Jacinta fala sobre o sentimento de presidir a mesa diretora no dia estadual da mulher na política. “Ainda vemos a política em um mundo muito machista, infelizmente poucas mulheres fazem parte deste mundo, e poder conduzir a mesa foi de extrema importância”, disse.

"Jaboatão tem 466 anos de vida política e esta é a primeira vez que uma mulher preside uma audiência pública na cidade, sendo um marco muito representante neste momento atual. Antes não tínhamos nem o direito de votar, hoje, podemos ser votadas”, disse em entrevista, concluindo que trabalhará todos os dias para que na próxima gestão, mais mulheres componham a casa, podendo representar o município. “Essa será a minha luta”, firmou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...