° / °

Dani Portela à frente da criação da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo na Câmara do Recife

Por

A vereadora Dani Portela (PSOL) protocolou nesta quarta-feira um projeto de resolução para a criação da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo na Câmara dos Vereadores do Recife. A iniciativa segue para apreciação nas Comissões Legislação e Justiça e Direitos Humanos, na Casa José Mariano.


Segundo Portela, a Comissão visa promover a equidade étnico-racial na cidade do Recife. “Nossa luta é para que as políticas públicas da nossa cidade sejam formuladas a partir de um olhar que leve em consideração a desigualdade de condições a que o povo negro segue sendo submetido”, explicou a vereadora.  


De acordo com dados do IBGE de 2019, a população negra (pretos e pardos) representa cerca de 55% do país. No Recife, esse número chega a cerca de 64% (Dados de 2018), e mesmo sendo maioria, ainda nota-se um abismo social na cidade,  em questões de acesso básico à serviços públicos e condições dignas de moradia. Esse abismo ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Segundo a nota da vereadora, 72% dos mortos por covid-19 em Pernambuco eram pretos e pardos. “E isso é uma consequência clara da precariedade de moradia, saneamento e condições gerais de vida da população negra”, comentou Dani.


Para a vereadora, não apenas as discriminações contra a população negra devem ser enfrentadas, mas também o racismo contra os indígenas, quilombolas e ciganos na cidade do Recife. “O enfrentamento ao racismo é um compromisso prioritário que assumimos no nosso mandato. E é por isso que a instalação dessa comissão permanente é de suma importância. Entendemos que ele é um elemento central na perpetuação da desigualdade” ponderou Portela.