° / °

Adoraria explorar Amazônia com os EUA', diz Bolsonaro a Al Gore em Davos

Por

Foto: Reprodução
Cena faz parte do documentário O Fórum, que retrata bastidores do Fórum Econômico Mundial

Um vídeo que mostra breve diálogo entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (24). Na conversa, Bolsonaro diz querer explorar os recursos da Floresta Amazônica com os EUA. O americano, em seguida, afirma que não está entendendo o que o brasileiro quer dizer.

O encontro aconteceu durante a realização do Fórum Econômico Mundial de 2019, em Davos, na Suíça e foi registrado pelo diretor alemão Marcus Vetter para o documentário O Fórum, que retrata os bastidores do evento. Esta é a primeira vez em 50 anos que um cineasta é autorizado a registrar os detalhes da convençao, que reúne as maiores lideranças mundiais e os CEOs mais influentes no cenário econômico global.

As imagens mostram o momento em que Al Gore, ativista ecológico, aborda Bolsonaro e se apresenta como grande amigo do ex-deputado federal Alfredo Sirkis, que ajudou a fundar o Partido Verde (PV) no Brasil e faleceu em um acidente de carro em junho deste ano. Bolsonaro então responde: "Lá atrás fui inimigo do Sirkis na luta armada".

Em seguida, o americano tenta brincar com a situação, afirmando que mencionou a pessoa errada, ao que Bolsonaro, com um sorriso, responde que "não tem problema". O presidente então acrescenta: "A história recém-passada no Brasil dos militares foi muito mal contada. A verdade sempre aparece". 

Neste momento, Al Gore demonstra preocupação com a floresta Amazônica. "Estamos todos profundamente preocupados com a Amazônia. Lamento trazer essa questão numa reunião informal, mas é algo que me toca profundamente", afirma o ex-presidente. Enquanto isso, o presidente brasileiro vê a situação com um olhar econômico: "Temos muita riqueza na Amazônia e eu adoraria explorar essa riqueza com os Estados Unidos".

Confira: