° / °

Comissão de Justiça divulga balanço do 1º semestre de 2020

Por

O balanço divulgado nesta terça-feira (30) pelo  presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges (PSB), mostrou que foram distribuídos um total de 579 projetos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em 21 reuniões realizadas. Além disso, foram votadas 380 proposições, sendo 375 aprovadas e cinco rejeitadas. Os números correspondem ao 1ª semestre de 2020.


“Fomos todos surpreendidos por uma pandemia que talvez ninguém pudesse imaginar a sua dimensão, nem as consequências que ela traria na vida de cada ser humano deste planeta, desarticulando rotinas, obrigando a todos a refazer roteiros e projetos, testando a capacidade de adaptação de cada um de nós dentro desse novo quadro de extrema complexidade”, ressaltou Borges.


Apesar disso, o deputado avaliou que, mesmo diante desse quadro de pandemia pelo novo coronavírus, a CCLJ teve uma produção muito boa. “Todos juntos produzimos mais do que no 1º semestre de 2019”, revelou. “Fomos bem sucedidos, aprendemos, garantimos uma presença maior dos deputados e tivemos uma audiência grande, com as pessoas acompanhando o trabalho da Assembleia Legislativa, o que é muito positivo para que se aumente o controle social sobre os representantes do povo”, acrescentou. 


Segundo o parlamentar, o  Poder Legislativo teve uma grande agilidade para se adaptar a esses novos tempos. "Criamos o Sistema de Deliberação Remota e introduzimos no Regimento Interno modificações, criando ritos sumários para discussão e votação de matérias que tivesse vinculação direta ao combate ao novo coronavírus”, disse.

 

“Entendo que chegamos ao final deste semestre dando conta de que fomos, dentro de toda a adversidade que essa pandemia colocou, bem sucedidos em enfrentarmos esse momento”, concluiu o deputado, que agradeceu a todos os integrantes da Comissão e ao corpo técnico que fazem com que todo o trabalho aconteça da melhor forma possível.