° / °

Bolsonaro: ''Se tivesse demarcado terras, ninguém estaria falando nada"

Por

Foto: Isac Nobrega/PR
Foto: Isac Nobrega/PR
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (22) que "se tivesse demarcado umas 20 terras indígenas, ninguém estaria falando de queimada". Afirmação foi feita durante live transmitida no Facebook e segue a linha de outras declarações do presidente de que ONGs estariam agindo por interesses próprios. 

O presidente também afirmou que o "Fundo Amazônia vai para ONGs que não trabalham para o bem do Brasil, em grande parte." O fundo existe desde 2007 e é abastecido com recursos de países desenvolvidos para a preservação da floresta amazônica. "Esses países que mandam dinheiro para cá não mandam por caridade, mandam com interesse", completou. 

Nos últimos dias, a Alemanha e a Noruega anunciaram cortes de recursos que seriam destinados à Amazônia. Além desses, outros países também mostraram preocupação quanto à preservação do bioma brasileiro. Desde a Rio 92 ficou convencionado que a preservação do meio ambiente é obrigação de todos os países. 

Para Bolsonaro, porém, "alguns países aproveitam o momento para potencializar as críticas contra o Brasil". Ainda criticou a declaração do presidente francês, Emmanuel Macron, de que  "nossa casa está pegando fogo". Sem citar o país, Bolsonaro disse que tem nações chamando a Amazônia de casa. 
 
Além disso, o presidente voltou a dizer que o fogo que assola a região é normal. "Esse fogo é comum na Califórnia. Acontece. Aqui tem o viés criminoso? Tem, de quem quer que seja, ONGs, fazendeiros, índios…", disse. "Em 2014, teve queimada e não teve essa repercussão toda, mas é comigo. Primeiro a divulgação daqueles dados mentirosos, tem crescido sim, reconheço, não é fácil combater. Nossa Amazônia é maior do que a Europa toda junta”, disse. 

A comparação do presidente, porém, é equivocada. A Amazônia tem metade do tamanho da continente europeu, que tem 10 milhões de km². Incêndios na região amazônica são comuns. Porém, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 72.843 incêndios este ano, o que registra um aumento de 80% em relação ao ano passado. 

O presidente ainda agradeceu a ajuda de países sul-americanos que se dispuseram a ajudar no combate ao fogo e disse que não tem como colocar mais homens do Exército na região pelo "sucateamento" das Forças Armadas, além de não ter como colocar mais aviões por causa dos altos gastos.