{{channel}}
Concentração de ato pró-Lula reúne manifestantes no Centro do Recife
Manifestação deve seguir pelas ruas do Recife após transmissão do pronunciamento do ex-presidente no Sindicato dos Metalúrgicos

Centenas de pessoas se reúnem na Praça do Derby, área central do Recife, na tarde desta sexta-feira (6) em manifestação a favor de Luíz Inácio Lula da Silva após a o pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente ser negado por 6 votos a 5 no Supremo Tribunal Federal (SFT). O protesto, convocado por movimentos sociais e pelo diretório estadual do PT nas redes sociais, teve concentração marcada às 15h, mas só deve sair em caminhada após um suposto pronunciamento de Lula, que desde a decisão do STF está reunido com a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista.
Entre os manifestantes, figuras políticas como o Deputado Federal Silvio Costa e Bruno Ribeiro, presidente do PT-PE, marcaram presença no ato. “Está se violando não apenas o direito de Lula, mas a constituição”, afirma Ribeiro.
Aulas mantidas
Apesar da possibilidade de bloqueios nas ruas do Recife, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), também no Centro da cidade, decidiu não suspender as aulas por estar em semana de provas. A universidade declarou, ainda, que "lamenta profundamente o dia triste que o Brasil vive hoje, quando um ex-presidente da República e um dos maiores líderes da história recente do país está na iminência de ser preso".