PSB faz pesquisa interna para medir satisfação de filiados sobre fusão do partido
O Partido Socialista Brasileiro, o PSB, está exercitando a democracia interna. O presidente da legenda, o pernambucano Carlos Siqueira, enviou um questionário aos militantes e dirigentes da sigla para compreender qual a posição da maioria do partido numa hipótese de futura fusão, o mais cotado é o PPS, presidido nacionalmente por outro pernambucano, o deputado federal de São Paulo Roberto Freire.
Segundo informações do Poder Online (iG), a estratégia é para compreender melhor a visão que os próprios membros têm do partido antes do próximo planejamento estratégico. A pergunta mais delicada no questionário indaga aos militantes se o partido deverá ou não fundir-se ou incorpora-se a outras siglas. Os socialistas também são perguntados sobre quais os partidos o PSB deve formalizar alianças em eleições.
Recentemente, o PSB e PPS articulavam um processo de fusão. O nome do PSB seria mantido pelo projeto inicial. Seria o PPS que deixaria de existir enquanto legenda. Porém, as negociações não prosseguiram por conta das atuais regras eleitorais.