O Vaticano adiou a canonização de Carlo Acutis, cerimônia marcada para o domingo e que consagraria o primeiro santo milenar, devido à morte do papa Francisco, anunciou a Santa Sé nesta segunda-feira (21).
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Vaticano adia a canonização do beato 'influencer' após a morte do papa Francisco
Canonização do jovem inglês Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, consagraria primeiro santo milenar
Acutis, conhecido por seu catecismo virtual, morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e seria canonizado em uma missa na Santa Sé em 27 de abril.
"Após a morte do Sumo Pontífice Francisco, informamos que a celebração eucarística e o rito de canonização do beato Carlo Acutis (...) foram adiados", disse o Vaticano em um comunicado.
Acutis dedicou grande parte de sua curta vida a espalhar a fé católica nas redes sociais. Ele era muito talentoso em informática e criou uma exposição digital sobre milagres eucarísticos, o que lhe rendeu o apelido de "influencer de Deus" ou "apóstolo cibernético".
O jovem, nascido em Londres, de pais italianos em 1991, cresceu em Milão, no norte da Itália. Ele passou as férias na segunda casa de sua família em Assis e morreu de leucemia fulminante em Monza.
Embora sua família não fosse muito religiosa, ele demonstrou grande fervor religioso desde muito jovem.
Ele foi beatificado em 2020, e o Vaticano lhe atribui dois milagres que o qualificam para a canonização: a cura de um menino brasileiro com uma rara malformação no pâncreas e a cura de um estudante costarriquenho gravemente ferido em um acidente. Em ambos os casos, as famílias pediram a intercessão do adolescente.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco