Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Estado de saúde do papa Francisco é 'estável', diz Vaticano

O pontífice continua com a fisioterapia respiratória e motora

Papa Francisco

O estado de saúde do papa Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro por problemas respiratórios, permaneceu "estável" nesta quarta-feira (12), de acordo com o último boletim médico divulgado pelo Vaticano.

 

"A radiografia de tórax realizada ontem [terça-feira] confirmou radiologicamente as melhorias registradas nos dias anteriores", acrescentou a Santa Sé.

 

Na segunda-feira, os médicos afirmaram que o prognóstico do jesuíta argentino de 88 anos, que sofre de um pneumonia bilateral, já não era mais reservado e que sua vida não corria perigo iminente.

 

Desde sua suíte no décimo andar do hospital Gemelli de Roma, o pontífice continuou com a fisioterapia respiratória e motora.

 

Durante a noite, uma máscara que cobre nariz e boca o ajuda a respirar e lhe fornece oxigênio, substituído durante o dia por uma cânula nasal de alto fluxo, um suporte mais leve.

 

Como nos últimos dias, a Santa Sé informou que o primeiro papa latino-americano recebeu a eucaristia, rezou e participou à distância dos exercícios espirituais organizados no Vaticano para a Quaresma.

 

Os médicos ainda não anunciaram quando o líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo poderá deixar o hospital. Na segunda-feira, explicaram que ele deveria permanecer internado "mais alguns dias".

Leia a notícia no Diario de Pernambuco