Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Estados Unidos apreendem segundo avião presidencial da Venezuela

Operação na República Dominicana foi supervisionada pelo secretário de Estado, Marco Rubio

Marco Rubio apreende avião venezuelano

Nesta quinta-feira (6/2), os Estados Unidos apreenderam o segundo avião presidencial da Venezuela, que se encontrava na República Dominicana. A operação foi supervisionada por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, em meio a uma visita à ilha.

Em setembro de 2024, o primeiro avião foi apreendido na República Dominicana pelo EUA com a justificativa de violações de sanções impostas pelo país ao regime de Nicolás Maduro, controles de exportação e lavagem de dinheiro

A nave retida em 2025 é um Dassault Falcon 200, usado pelo governo de Maduro em viagens internacionais. Segundo a AFP, o avião estava na República Dominicana para manutenções, em um aeroporto de Santo Domingo. 

A apreensão acontece em um contexto de incerteza sobre como o governo de Trump vai lidar com a Venezuela. No primeiro mandato (2017-2021), Trump teve uma conduta dura com sanções contra o governo de Maduro, que incluía um embargo ao petróleo venezuelano, posteriormente flexibilizado durante a administração de Joe Biden.

Na sexta passada (31/1), Richard Grenell, enviado especial de Trump, viajou a Caracas para se reunir com Maduro e conseguiu a libertação de seis prisioneiros estadunidenses, além de um acordo para que Caracas recebesse venezuelanos deportados dos EUA.
 
As informações são do Correio Braziliense. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco