O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou na segunda-feira (24) uma resolução apresentada pelos Estados Unidos que apela a uma paz rápida na Ucrânia, contou com o voto favorável da Rússia, membro permanente do órgão.
A resolução, que apela ao fim do conflito o mais rapidamente possível além de pedir por uma paz duradoura, recebeu 10 votos a favor e nenhum contra.
Quatro países da União Europeia que atualmente integram o Conselho de Segurança, a Eslovênia, Grécia, Dinamarca, Reino Unido e França, estes últimos membros permanentes, se abstiveram.
A embaixadora dos EUA junto das Nações Unidas, Dorothy Shea, saudou a aprovação, que classificou de acordo histórico. “É o momento de levar este órgão da ONU ao seu propósito original: a manutenção da paz e da segurança internacionais, incluindo a resolução pacífica de litígios. O projeto de resolução dos EUA é elegante na sua simplicidade, um primeiro passo simbólico e simples em direção à paz”, declarou Shea, acrescentando que o texto redigido pelos EUA ecoa o espírito da Carta das Nações Unidas.
No entanto, o texto norte-americano não faz referência à integridade territorial do país ucraniano. Antes da votação, europeus e russos tentaram sem sucesso fazer alterações ao texto final.
A unanimidade no Conselho de Segurança numa resolução ocorreu na data em que se assinalaram os três anos desde o início da invasão russa da Ucrânia.
Também horas após os EUA votou a favor de Moscou contra uma resolução na Assembleia Geral da ONU que condenava a invasão russa. Essa resolução, vetada por outros países como Rússia, Bielorrússia e Coreia do Norte, exigia que a Rússia retirasse imediata, completa e incondicionalmente todas as suas forças militares na Ucrânia
Leia a notícia no Diario de Pernambuco