{{channel}}
Ataque russo deixa cidade ucraniana de Sumi sem água e eletricidade
De acordo com a força aérea ucraniana, as defesas conseguiram destruir 24 drones lançados pela Rússia contra Sumi, além de outras regiões

Na madrugada de hoje, as autoridades locais de Sumi, no nordeste da Ucrânia, informaram que um ataque russo com drones iranianos deixou à região sem eletricidade e água. O chefe da administração militar de Sumi, Oleksi Drozdenko, já tinha relatado que os drones tinham impactado as infraestruturas energéticas de duas cidades da região.
Mas, de acordo com a força aérea ucraniana, as defesas conseguiram destruir 24 drones lançados pela Rússia contra Sumi, além de outras regiões do leste, sul e centro da Ucrânia. “Apesar de serem interceptados no ar, os fragmentos desses drones também atingem áreas residenciais ou infraestruturas, causando destruição e incêndios”, disseram.
Kiev afirma que as forças russas atacam o país praticamente todos os dias com drones, que são capazes de atingir alvos a longas distâncias, sendo que o setor elétrico é um dos objetivos principais dos bombardeios.
A Ucrânia já teve uma boa parte da sua capacidade de produção energética destruída nos ataques massivos russos. Para mitigar o déficit elétrico, o governo ucraniano tem importado níveis recorde de eletricidade dos países vizinhos, mas a medida, no entanto, não é suficiente para continuar a oferecer o fornecimento ininterrupto à população e as empresas.