{{channel}}
Chile sofre com a pior enchente dos últimos 30 anos
No domingo (25), devido à inundação do rio Maule que transbordou após fortes chuvas que atingiram o sul do Chile, milhares de pessoas ficaram desabrigadas, além de haver seis desaparecidos e duas mortes. De acordo com as autoridades chilenas, esta é a pior chuva dos últimos 30 anos, que primeiro provocou o transbordamento dos dois principais rios de Santiago, o Mapocho e o Maipo, para depois se deslocar para o sul e provocar enchentes em vários povoados.
O país decretou estado de catástrofe nas zonas mais atingidas e pelo menos 50 mil pessoas ainda estão sem energia elétrica. No último balanço oficial, a ministra do Interior, Carolina Tohá, confirmou que são 9.814 pessoas isoladas, 2.054 em abrigos e 4.077 desalojadas.
Rodovias interrompidas
Os rios que saem de suas margens causaram interrupções em algumas das principais rodovias, como a que liga o país de norte a sul, e a que vai de Santiago à cidade e porto de Valparaíso, no Pacífico. Além disso, as pontes ferroviárias foram danificadas pela força das águas. Algumas regiões afetadas pelas enchentes foram atingidas durante o verão do hemisfério sul por grandes incêndios florestais que destruíram 439 mil hectares e deixaram 26 mortos.
As fortes chuvas, que começaram na quinta-feira, se concentraram em poucas horas, principalmente na cordilheira e no sopé dos Andes, onde costuma nevar. Isso causou forte erosão das colinas e um rápido aumento no fluxo dos rios.