° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Coalizão militar liderada pela Arábia Saudita liberta rebeldes houthis do Iêmen

Por

Iemenita armado, em um comício de apoio aos rebeldes Houthis, em Sana, 19 de dezembro de 2018
A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, que apoia no Iêmen o governo local contra os rebeldes houthis, anunciou nesta sexta-feira (6) a libertação de insurgentes, como parte de uma iniciativa chamada de "humanitária".  

Um primeiro avião que transportava prisioneiros houthis "libertados pela iniciativa humanitária saudita" decolou para o Iêmen, informou a agência oficial saudita SPA, citando a coalizão.

O canal de televisão saudita Al Ekhbariya anunciou pouco depois o pouso deste voo em Áden, no sul do Iêmen, com 40 prisioneiros. 

No total, "cem prisioneiros, libertados pela coalizão", embarcarão nesta sexta-feira em três aviões fretados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), disse à AFP seu porta-voz, Bashir Omar.

Os três voos partem do aeroporto de Abha, no sudoeste da Arábia Saudita, acrescentou, e todos os passageiros são iemenitas detidos em relação com o conflito que assola o Iêmen há sete anos. 

A coalizão destacou que seus destinos eram Áden e Sanaa, a capital controlada pelos rebeldes.

No final de abril, a coalizão anunciou sua intenção de libertar 163 prisioneiros houthis, em apoio a uma trégua frágil, em vigor desde 2 de abril.