{{channel}}
CIA cria departamento para combater desafios do governo chinês
Nesta quinta-feira (7) a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos comunicou a criação de um novo grupo do órgão destinado exclusivamente em investigar a China nos desafios à sua segurança nacional. O departamento irá combater todas as ameaças e ações prejudiciais que o gigante asiático possa fazer ao território norte-americano.
De acordo com a CIA, este novo setor da instituição irá ser designado como Centro de Missões da China e foi constituído "para responder ao desafio global colocado pela República Popular da China”, e abrangerá todas as áreas de missão da agência.
O diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns, destacou que a formação do Centro de Missões da China se deve especificamente por causa das ameaças do governo chinês e, não de seu povo. Burns ainda acrescentou que a finalidade do desenvolvimento e concepção do Centro é unificar o trabalho que a CIA já realiza sobre a China. “O Centro reforçará ainda mais nosso trabalho coletivo sobre a ameaça geopolítica mais importante que enfrentamos no século XXI, um governo chinês cada vez mais adversarial", declarou.
Mas, além disso, segundo as palavras do chefe da CIA, a agência também vai prosseguir com o foco em "uma Rússia agressiva, uma Coréia do Norte provocativa e um Irã hostil.