° / °

Agência Europeia de Medicamentos aprova 3ª dose de vacina da Pfizer para maiores de 18 anos

Por

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou nesta segunda-feira (4) a terceira dose, de reforço, da vacina contra a covid da Pfizer/BioNTech para as pessoas com mais de 18 anos, diante da preocupação de que a proteção diminui após as duas primeiras doses.

"As doses de reforço da Comirnaty podem ser consideradas para pessoas a partir de 18 anos, pelo menos seis meses depois da segunda dose", afirmou a EMA em um comunicado, no qual cita o nome comercial da vacina da Pfizer.

"As decisões sobre as terceiras doses serão tomadas pelos órgãos de sáude pública a nível nacional", informou a agência europeia.

O Comitê de Medicamentos de Uso Humano da EMA "avaliou dados da Comirnaty que mostram um aumento dos níveis de anticorpos quando uma terceira dose é aplicada".

"O risco de doenças cardíacas inflamatórias e outros efeitos colaterais muito raros após a dose reforço não é conhecido e está sob estreita vigilância", acrescentou a EMA.

Há registros muito raros de casos de miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, em pessoas que receberam a vacina Pfizer, especialmente homens jovens.

A agência aprovou também uma terceira dose da Moderna ou Pfizer para pessoas com sistemas imunológicos frágeis, ao menos 28 dias após a segunda dose.