Mundo

AIP participa de webinário em comemoração dos 72 anos de fundação da República Popular da China

A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) participou, nesta quarta-feira (29), de um seminário virtual em comemoração do 72° aniversário de fundação da República Popular da China. O webinário foi idealizado pelo Consulado Chinês no Recife, e reuniu vários nomes voltados à imprensa, cultura, educação e comércio dos dois países, que contaram com tradução simultânea de chinês-português para divulgar suas ideias e parabenizar o povo chinês pela data. 

O presidente da AIP, Múcio Aguiar, durante seu momento de fala, na sessão da imprensa, parabenizou o consulado chinês pelo aniversário e elogiou a cônsul-geral da China, Yan Yuqing, por possuir “o carisma pernambucano, o entusiasmo do povo nordestino e a simpatia do povo brasileiro”, descreveu. Em seguida, Múcio falou da importância da imprensa como instrumento de informação e citou projetos de cooperação jornalística e compartilhamento de tecnologias com a China que foram realizados em Pernambuco, entre eles o envio de jornalistas pernambucanos para o país asiático para compreensão do cotidiano da imprensa chinesa, bem como a produção de documentários e conteúdos especiais sobre a china que foram transmitidos em Pernambuco 

O presidente da AIP também colocou em evidência a importante iniciativa firmada entre o Diario de Pernambuco e a Agência de Notícias Xinhua, em março de 2021, que possibilitou, no site do jornal, a presença de um portal noticioso da agência chinesa e que conta com atualização diária. “É um instrumento de cooperação, que fortalece os laços de amizade entre a China e Pernambuco”, disse. 

Múcio afirmou que a Associação da Imprensa de Pernambuco deseja continuar sendo um forte instrumento de aproximação entre as imprensas chinesa e pernambucana, e que existe uma luta para “transformar Pernambuco na capital da comunicação chinesa”. Ele destacou, ainda, que os trabalhos recentes de ambas instituições levaram à assinatura de uma parceria entre a Agência Xinhua e a TV Pernambuco, no mês passado. 

O diretor da sede dos serviços em Português da Agência de Notícias Xinhua, Chen Weihua, agradeceu pelas palavras do presidente da AIP, e reiterou a importância da relação entre Pernambuco e China, como forma de fortalecer o Nordeste através do intercâmbio cultural e jornalístico. 

“A agência Xinhua tem um contato com as agências de comunicação de Pernambuco há muito tempo. Nossa missão é apresentar ao mundo histórias da China, a imagem verdadeira do país, além de acompanhar e divulgar os principais ocorridos no mundo inteiro.
Como Diretor da Agência Xinhua no Brasil, acredito que, com a participação de agregações pertinentes aos dois países, o intercâmbio cultural e jornalístico se expandirá em dimensão, em um futuro próximo, e isso vai promover ainda mais o entendimento e a cooperação mútua entre China e Brasil, especialmente aqui na Região Nordeste”, afirmou.

Em seguida, Li Weilin, vice-diretor geral da CCTV na América Latina, comentou que os programas sobre a cultura e a diversidade em todos os setores do Brasil fazem muito sucesso e têm impacto positivo no povo chinês. Ele elogiou o Nordeste brasileiro, citando como exemplo a cooperação comercial com o governo do Maranhão, feita entre 2018 e 2019, e afirmou que a CCTV pretende voltar ao Nordeste após o fim do período de restrições causado pela Covid-19. 


Na sessão da memória, Eduardo Maranhão, empresário e neto do do ex-senador pernambucano Ney Maranhão, relembrou da importância do avô. Ney Maranhão foi um político responsável pela aproximação do Brasil com a China. A vereadora do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB), abriu a sessão de cultura e educação com sua fala, reverenciando a troca cultural entre Brasil e China nas artes, na música, na literatura e no cinema. 

Cida Pedrosa lançou um desafio para o consulado e para o Brasil, pedindo para que haja mais exemplares da literatura chinesa traduzidos para o português, e vice-versa. A vereadora também revelou ter dado entrada na Câmara de Vereadores do Recife a um projeto de lei que visa incluir as festividades relativas ao ano novo chinês no calendário oficial da cidade do Recife. 


Também participaram do webinário: Su Jianhua, diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC); João Targino, coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã; Qi Nan, professora da Escola da Música da UFRN; o presidente da Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA), Luizandré Barreto, e o presidente da Embaixada de Negócios, Paulo Júnior. A reunião comemorativa chegou ao fim após os relatos da professora Liu Zhengqin, na sessão de imigrante chinês.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...