{{channel}}
União Européia confirma que vai prorrogar as sanções a Rússia
Os chefes dos ministérios das Relações Exteriores dos países que formam a União Européia (UE) anunciaram e confirmaram nesta segunda-feira (12) que prorrogaram formalmente por mais seis meses as sanções econômicas contra a Rússia. "Sim, as sanções foram prorrogadas", afirmou um porta-voz da UE.
As sanções econômicas da União Européia à Rússia tiveram inicio em 2014 e as medidas restritivas correspondem aos setores financeiro, energético e de defesa do país. Também diversos bancos e empresas russas possuem um acesso limitado aos mercados de capitais primários e secundários do bloco europeu e, a UE ainda restringe o acesso da Rússia a várias tecnologias e serviços para produção e exploração de petróleo. Além disso, é proibida a importação e exportação de armas e bens usados para fins industriais civis, mas que contêm propriedades que podem ser usadas para construção de armamentos. Em contrapartida, Moscou inseriu medidas retaliatórias, comprometendo-se a substituir importações por produtos nacionais e tem frequentemente afirmado que é contraproducente falar com a Rússia na linguagem das sanções.
Para o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não há nenhuma novidade no fato de a União Européia ter decidido prolongar as sanções contra a Rússia. "Sim, foi tomada a decisão de prolongar as sanções, não há nenhuma novidade aqui. Por enquanto, de fato, temos que trabalhar em condições difíceis. Decisões deste tipo não abrem novas perspectivas para a normalização das relações entre Moscou e Bruxelas.", declarou Peskov.