° / °

Rússia planeja não usar mais o dólar nos pagamentos internacionais

Por

De acordo com a declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, devido às sanções norte-americanas impostas à Rússia e a China, os riscos devem ser amortecidos e, por isso pretendem incentivar a não usar sistemas de pagamento internacionais controlados do Ocidente. "Precisamos reduzir os riscos de sanções fortalecendo nossa independência tecnológica, mudando para pagamentos em moedas nacionais e em moedas mundiais, alternativas ao dólar", afirmou.

O chanceler russo Sergei Lavrov ainda acrescentou que os países devem responder aos ataques. "Você vê como os Estados Unidos declararam sua tarefa de limitar as possibilidades de desenvolvimento tecnológico tanto da Rússia quanto da China", apontou o ministro.

Para Lavrov, a situação também sujeita a Rússia e a China a construir uma linha de desenvolvimento econômico e social de modo a não depender dos caprichos dos parceiros ocidentais. “Os EUA estão promovendo sua agenda ideologizada com o objetivo de manter seu domínio, impedindo o desenvolvimento de outros países. Essa política vai contra a tendência objetiva e, como se costuma dizer, está do lado errado da história", finalizou o chanceler.