° / °

Em fenômeno raro, Marte estará mais próximo da Terra nesta terça

Por

Um fenômeno raro vai permitir que nós, "terráqueos", possamos observar o planeta Marte a olho nu nesta terça-feira (6). Por isso, se você é fã de astronomia ou simplesmente gosta de observar eventos naturais, é bom reservar um momento do dia para olhar o céu, uma vez que este só se repetirá daqui a 15 anos.

O planeta vermelho ficará a menos de 62,1 milhões de quilômetros da Terra e poderá ser observado no ponto mais alto do céu por volta das 00h05. Isso acontece porque a Terra estará mais distante do sol, enquanto Marte, mais próximo a ele. Nesse ponto, os dois estariam separados por um mínimo de 54,6 milhões de quilômetros. Essa configuração é chamada de oposição e acontece a cada dois anos ou mais.

A maior distância já registrada entre os dois planetas foi de 401 milhões de quilômetros. A menor já registrada aconteceu em 2003, com apenas 55,7 milhões de quilômetros nos separando de Marte. A proximidade da Terra com Marte só deve acontecer novamente em 2035, quando a distância mínima deve chegar a 56,9 milhões de quilômetros.