° / °

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Por

Na madrugada entre a sexta-feira e este sábado (11), o vulcão Anak Krakatoa entrou em atividade na Indonésia, região de extrema atividade vulcânica, cujos registros sísmicos são históricos, afetando o planeta como um todo.

Segundo registros do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia, a erupção se manteve até a manhã deste sábado, e registros de satélites apontam que as cinzas atingiram até 15 km de altitude. De acordo com a americana ABC News, não há registro de vítimas.

O Anak Krakatoa é um vulcão localizado em uma das ilhas originadas da erupção do Krakatoa, na Indonésia. Em agosto de 1883, o vulcão entrou em atividade intensa, provocado o maior som registrado na Terra, em cerca de 310 decibéis, com as cinzas alcançando mais de 80 km de altitude na atmosfera. A onda de choque da explosão foi tão intensa, que chegou a dar três voltas e meia ao longo da superfície da terra, resgistrada por sismógrafos do planeta inteiro à época.

Na situação, estima-se que 36 mil pessoas foram vitimadas pelo Krakatoa original na Indonésia. Ao redor do mundo, devido à grande quantidade de enxofre lançada à atmosfera, as substância fortaleceram o bloqueio da luz solar, diminuindo a temperatura em mais de 1° C.

Há ainda uma linha científica de Astrônomos que indicam os efeitos da erupção do Krakatoa de 1883 como fonte de inspiração para a pintura do quadro 'O Grito', do norueguês Edward Munch. Segundo o estudo, as linhas avermelhadas do céu no quadro retratam as cores do pôr-do-sol da Europa à época.