° / °

Índia lança operação para recuperar corpos de alpinistas desaparecidos

Por

Foto: Reprodução/Pixabay
Um helicóptero com paramilitares especializados em intervenções em montanhas decolou nesta quarta-feira para uma missão de "alto risco" para recuperar os corpos de oito alpinistas desaparecidos no Himalaia e supostamente mortos.

Aviões da Aeronáutica indiana localizaram cinco corpos de um lado do Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia.

Os alpinistas desaparecidos são quatro britânicos, dois americanos, um indiano e uma australiana, que teriam morrido em uma avalanche na semana passada.

As autoridades acreditam que os corpos dos outros três escaladores estão perto da mesma área.

Os desaparecidos faziam parte de uma expedição de 12 pessoas liderada pelo alpinista veterano britânico Martin Moran. Quatro britânicos que abandonaram esta expedição foram resgatados no domingo no Nanda Devi. 

A missão de resgate começou nesta quarta-feira às 05h00 (20h30 de terça-feira no horário de Brasília) com a decolagem da cidade de Munsyari de um helicóptero do exército com quatro alpinistas da polícia de fronteiras indo-tibetana (ITBP) e cinco membros da Força Aérea.

Os quatro alpinistas da ITBP serão levados até Nanda Devi, em um ponto entre 5.500 e 6.100 metros de altitude, segundo Vivek Kumar Pandey, porta-voz da polícia.

Trata-se de "uma operação de alto risco em altitude", em uma área onde as avalanches são frequentes, explicou.

A expedição de Martin Moran obteve a permissão para ascender ao pico oriental de Nanda Devi. Mas em 22 de maio, depois de ter alcançado o segundo acampamento base, anunciou inesperadamente no Facebook sua intenção de ir para outro pico de 6.477 metros. 

"Esta montanha é mais difícil de escalar do que o Everest. Arriscaram suas vidas conscientemente quando decidiram mudar seus planos sem notificar as autoridades", disse à AFP uma pessoa encarregada das operações de resgate.

"A permissão foi acordada para a face leste do Nanda Devi e qualquer desvio é ilegal. Não estávamos cientes da mudança de planos e isso acabou sendo fatal", acrescentou.

O último contato com o grupo ocorreu no dia 26 de maio, um dia antes de uma nevasca e grandes avalanches.

"Provavelmente houve um erro de julgamento e eles provavelmente caíram de uma cornija nevada", disse uma fonte militar à AFP.

Centenas de alpinistas de todo o mundo visitam a Índia todos os anos para escalar as montanhas do Himalaia, e os picos dos Nanda Devi são considerados os mais difíceis.

A Índia tem dez montanhas de mais de 7.000 metros, incluindo o monte Kangchenjunga, o terceiro mais alto do mundo, localizado entre a Índia e o Nepal.