Mundo

Vídeo contradiz afirmação dos EUA de que Maduro mandou queimar ajuda

Foto: Reprodução/Internet

Uma análise de vídeo, divulgada pelo jornal The New York Times neste domingo (10), aponta que o incêndio em caminhões que traziam ajuda humanitária no mês passado, na fronteira da Colômbia como a Venezuela, teria sido provocado por manifestantes de oposição à Maduro, e não por ordem do líder venezuelano como acusam os Estados Unidos. 


As imagens de caminhões em chamas circularam por diversos veículos de comunicação do mundo como "prova" da ordem de Maduro de queimar a ajuda humanitária à Venezuela. O Departamento de Estado dos EUA chegou a divulgar o vídeo do conflito atribuindo a queima dos caminhões como uma ordem de Maduro. Assim como a oposição da Venezuela manteve as imagens da ajuda em chamas, reproduzida em dezenas de sites de notícias e telas de televisão em toda a América Latina, como prova da crueldade do líder venezuelano. 

Durante o conflito, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, escreveu que "o tirano em Caracas dançou" enquanto seus capangas "queimavam alimentos e remédios". Os Estados Unidos chegaram a impor sanções ao país por obstruir a entreda de ajuda humanitária. 

Arte: Reconstituição/New York Times

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...