° / °

Piratas Somalis sequestram navio-petroleiro na costa da África

É o primeiro caso de sequestro nos últimos cinco anos.

Por

Foto: Reprodução/Marinetraffic
Piratas Somalis sequestraram um navio-petroleiro na costa da Somália, afirmam autoridades e especialistas em casos de pirataria. Este é o primeiro caso de um grande navio abduzido em uma rota comercial global desde 2012. 
Segundo a agência "Oceanos além da pirataria", o navio Aris 13, reportou na segunda ter sido abordado por dois pequenos esquifes, uma abordagem padrão em casos de pirataria. O navio estava carregando combustível da cidade de Djibouti para a capital da Somália, Mogadishu. A bordo do navio estavam oito tripulantes do Siri-Lanka.

Autoridades somalis disseram que pelo menos uma dúzia de homens abordaram o navio na costa norte da Somália, uma área conhecida por abrigar piratas e membros do braço extremista da Al-Qaeda, o Al Shabaab. 

A pirataria tem sido um dos maiores fatores de risco para o comércio marítimo nos últimos anos, apesar de ter diminuído bastante graças a um esforço global conjunto que tem patrulhado o litoral do país africano que há décadas não possuí um governo legítimo. 
Autoridades europeias afirmam que uma investigação sobre o caso está em curso.