{{channel}}
Gana vota em eleição presidencial que se anuncia acirrada
A escolha do próximo presidente deve ficar entre o atual chefe de Estado, John Dramani Mahama e o principal candidato da oposição, Nana Akufo-Addo
Kibi (Gana) - Os ganenses votavam nesta quarta-feira no primeiro turno das eleições presidenciais, disputadas pelo atual chefe de Estado, John Dramani Mahama e o principal candidato da oposição, Nana Akufo-Addo, em uma eleição acirrada. Cerca de 15 milhões de inscritos neste país de língua inglesa da África Ocidental são chamados a votar nas assembleias de voto que abriram às 7h e que devem fechar às 17h (15h no horário de Brasília). Eles elegem seu próximo presidente para um mandato de quatro anos e seus 275 deputados.
Sete candidatos disputam as eleições, incluindo uma ex-primeira-dama, Nana Konadu Agyeman-Rawlings. Mas a batalha deverá ser decidida entre rivais históricos: o presidente Mahama do Congresso Nacional Democrático (NDC) e o líder do NPP (Novo Partido Patriótico). Os resultados são esperados a partir de quinta-feira. Se nenhum dos principais candidatos obter mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado em dezembro.
Antes de votar, Akufo-Addo declarou ser "muito importante que o processo eleitoral seja conduzido de forma eficiente e pacificamente, para que Gana mantenha a sua reputação como um defensor da democracia" na África."Este dia é também importante porque é uma oportunidade, talvez, para dar ao nosso país uma nova liderança e uma nova direção", acrescentou a jornalistas.