Moda

Ken-gá levanta a bandeira contra os padrões de beleza e impõe autenticidade

A marca paulistana tem maiôs, biquínis e sungas com o glamour do brilho e a ousadia das lantejoulas, que saem do seu lugar na praia para iluminar o rolê

"Nós queríamos que 'quenga' e 'bitch' perdessem sua conotação literal pejorativa e adquirissem uma conotação de força e empoderamento", afirma Janaína. Ken-gá/Divulgação

Em sua primeira coleção intitulada de Trevas Tropicais, a marca paulistana que, ingressou no mercado há pouco mais de três meses, subverte as regras e mostra para o que veio. Com peças inspiradas em mulheres icônicas como Pamela Anderson e Grace Jones, maiôs, biquínis e sungas oferecem o glamour do brilho e a ousadia das lantejoulas, que saem do seu lugar na praia para iluminar o rolê. “Acreditamos que toda mulher pode ser diva. Todas ficam lindas em um maiô dourado!”, afirma a estilista, Lívia Barros.

A ideia de criar a Ken-gá surgiu há dois anos, durante uma conversa entre Lívia e sua amiga e atual sócia, Janaína Azevedo. “Nós queríamos que 'quenga' e 'bitch' perdessem sua conotação literal pejorativa e adquirissem uma conotação de força e empoderamento. Sempre nos incomodou que a mulher que é tachada de 'bitch' ou 'quenga', na verdade, é aquela que incomoda por ser autêntica. O trocadilho no nome é seguido pelo trocadilho do segmento: em vez de beachwear, também brincamos com a palavra 'bitchwear'”, conta Janaína.

Embora, o público-alvo sejam mulheres que queiram ser donas do seu próprio vestir, a Ken-gá produz peças agênero. “Os tecidos para esta coleção são frutos de uma intensa pesquisa. Queríamos que eles fossem lindos, glamourizados, confortáveis, metalizados e resistentes a água do mar. Os tecidos dos maiôs, por exemplo, demoram aproximadamente 40 dias para serem produzidos. Também temos como inspiração, a marca italiana Moschino e a cantora Rihanna”, detalha Lívia.

"Acreditamos que toda mulher pode ser diva. Todas ficam lindas em um maiô dourado!", pontua Lívia. Ken-gá/Divulgação

Pochetes - Um dos itens mais polêmicos dos anos 80 está de volta. Difícil de acreditar, mas o acessório foi consagrado como o “must have”, ou seja, você deve ter no seu guarda-roupa. Para quem quer entrar nesta onda das pochetes, que promete vir com tudo nesta temporada, a Ken-gá está com designers divertidos e em cores metálicas.

A sede da Ken-gá Bitchwear fica no bairro de Santa Cecília em São Paulo, mas é possível comprar as peças da marca pelo Instagram @kengabitchwear. As criações variam de R$ 80 (cangas), R$ 198 a R$ 244 (maiôs e biquínis), R$ 120 a R$ 135 (sungas) e R$ 120 (vestidos, saídas de praia e pochetes).

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