Em vigor em todo o país desde o início de 2022, a estrutura do Ensino Médio ampliou o tempo mínimo do estudante no ambiente escolar de 800 horas para 1000 horas, com um currículo flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ofertando diferentes possibilidades aos alunos através dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com o compromisso em dar continuidade ao legado de tradição, com plano de excelência acadêmica, valorizando a aprendizagem acadêmica e os valores da Rede Salesiana Brasil de Escolas, o novo Ensino Médio do Colégio Salesiano Sagrado Coração Recife já está recebendo resultados de uma educação disruptiva dentro e fora do ambiente escolar e na vida pessoal de cada estudante e seus familiares.
Desde o ingresso no Ensino Médio, em 2022, os alunos da 2ª série, Miguel Andrade e Nathália Cabral, escolheram itinerários formativos com objetivo de acrescentar uma formação direcionada e especializada em seus currículos acadêmicos, mas que também pudessem ser utilizados no dia a dia fora do ambiente educacional. Para Miguel, membro de uma família que já possui interesse em investimento em e segurança financeira, a escolha sempre esteve direcionada para as classes de gestão financeira, investimentos, matemática e economia. Já para Nathalia, as aulas voltadas para educomunicação foram perfeitas para o desenvolvimento da sua habilidade em se comunicar com outras pessoas e a superação da timidez.
Após a conversa, Nathalia Cabral reforçou a importância do itinerário formativo de Educomunicação na sua formação e na sua vida pessoal de uma forma descontraída e divertida. “No itinerário, aprendemos sobre a teoria aplicando elas na prática. Para quem gosta de comunicação como eu, é muito bom aprender sobre, por exemplo, tipos de gêneros textuais trabalhando eles na prática”, conta. “Sempre fui muito tímida, desde criança, e estou percebendo que o estudo em comunicação está me ajudando a me soltar e a me tornar uma pessoa mais crítica. Agora eu tenho um repertório maior para entrar em um debate e me expressar melhor”.
Para o professor Maurício Saraiva, a aplicação da BNCC no novo Ensino Médio da instituição já apresenta resultados fora da sala de aula e da escola porque o Salesiano apresenta perspectivas diferenciadas e inovadoras em cada itinerário formativo oferecido aos estudantes. “Esse formato que o Salesiano usa, com uma dinâmica diferente da sala de aula tradicional, é o que faz a diferença. Conseguimos levar esse aluno para discutir questões do cotidiano da população de uma forma diferente, onde ele é protagonista e tem uma imersão nesses contextos para construir os conhecimentos e habilidades necessárias para caminhar na vida dele em paralelo a essas questões”, finaliza.
O Salesiano Recife já está com as matrículas abertas para 2024. Às informações estão disponíveis através do número (81) 99996-0723 ou do site https://www.salesianorecife.com.br/.