O dólar fechou em forte alta nesta sexta-feira (07). A moeda estadunidense registrou elevação de 0,51% frente ao real, cotada a R$ 5,79. Isso depois de ter atingido R$ 5,80 na máxima do dia. A Bolsa brasileira (B3), por outro lado, derreteu. O Ibovespa, o principal índice da B3, anotou queda de 1,27%, aos 124.617 pontos.
Na avaliação de analistas, boa parte dos dois movimentos (alta do dólar e queda da Bolsa) está relacionada à promessa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de divulgar “tarifas recíprocas” na próxima semana contra diversos países. O anúncio recrudesceu o temor de uma nova escalada da guerra comercial já anunciada pelo republicano.
A nova ameaça de Trump foi feita nesta sexta-feira (07), durante coletiva de imprensa, ao lado do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, que está em Washington. Trump já fixou novas tarifas contra a China, que respondeu com uma taxação adicional contra produtos norte-americanos, além do México e Canadá, que conseguiram postergar a aplicação das medidas.
Confira as informações completas no Metrópoles.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco