Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Prefeitura do Recife lança programa para impulsionar a atuação de mulheres nos setores de tecnologia e inovação
O "Tech Divas" vai mobilizar diversas ações para incentivar a capacitação e a empregabilidade das recifenses na área de T.I
“Esse programa é de extrema importância para as mulheres da cidade do Recife, já que o nosso ecossistema de tecnologia é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, mas a gente tem uma disparidade de gênero muito grande na área de tecnologia. Então o Tech Divas vem para dar cursos e capacitações com certificações reconhecidas no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.
Ainda segundo a secretária, o programa, que vai contemplar o caminho da qualificação até a contratação, visa enfrentar os obstáculos que impactam no mercado de trabalho de tecnologia para inserir as mulheres nos espaços de poder e consequente reduzir a desigualdade de gênero. De acordo com dados do Insper, as mulheres representam apenas 17% da força de trabalho no mercado brasileiro de TI.
Qualificação
De acordo com a Prefeitura do Recife, outro foco do “Tech Divas” é o alinhamento com as instituições de ensino para formar talentos e proporcionar a empregabilidade. Nesse sentido, a UNINASSAU vai oferecer, inicialmente, dez bolsas integrais de estudo em cursos de graduação a distância na área de Tecnologia da Informação. As opções são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Game Design, Gestão da Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Data Science, Empreendedorismo Digital, Filmmaker, Digital Security, E-Commerce e Processos Gerenciais. Também serão disponibilizadas 100 bolsas em cursos da GoKursos, todos na área de tecnologia.
"Como Instituição de Ensino Superior comprometida com a responsabilidade social e a promoção da diversidade, queremos que as mulheres construam carreiras de sucesso na área da tecnologia e conquistem mais espaço nesse setor. Por meio da oferta de bolsas integrais, esperamos contribuir para a formação de profissionais qualificadas e aptas", afirma Nilzete Santiago, reitora da UNINASSAU.
Para expandir o programa, a prefeitura revela que já existem tratativas com novos parceiros para ampliação de oportunidades, como um Protocolo de Intenção já assinado com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (ASSESPRO-PE/PB).