Em Petrolina, mutirão de conciliação de seguro habitacional beneficia mais de mil pessoas
Moradores do Conjunto Massangano estão sendo indenizadas por vícios nas construções de imóveis

Mais de mil pessoas do Conjunto Massangano, em Petrolina, serão indenizadas pela Caixa Econômica Federal por terem em seus imóveis problemas estruturais devido a construções irregulares e fora de normas de engenharia. As audiências dessas ações terminam nesta sexta-feira (14), na Estação Cultura Cidadania, e sãos feitas de forma conjunta pelo Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e Tribunal de Justiça de Pernambuco, Caixa Econômica Federal, Sul América Companhia Nacional de Seguros e o escritório de advocacia Gamborgi, Bruno e Camisão, responsável pela defesa dos mutuários.
Na ação, a Caixa Econômica Federal fez a análise dos laudos periciais produzidos por peritos judiciais em vários processos do habitacional para encontrar o valor médio e ofertar nesse mutirão de conciliação. “Esse método se mostrou mais rápido, sendo esta a nova metodologia para dar celeridade ao processo de fazer mais mutirões nos demais conjuntos habitacionais do estado”, explica a advogada especialista em direito securitário e sócia do escritório Gamborgi Bruno & Camiso Associados Advocacia, Janielly Nunes, representante dos mutuários.
“O valor médio do acordo põe fim ao processo e traz um pouco de dignidade para estas famílias que estão aguardando há anos a concretização de seus direitos”, completa a advogada. A ação mais antiga ajuizada de mutuários da localidade é de 2009. O mutirão já passou pelos municípios de Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.
O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC de Petrolina), juiz Marcos Bacelar, acrescentou que o evento somou dois objetivos, promovendo a pacificação por meio da resolução dos conflitos entre moradores e seguradora, proporcionando o bem da comunidade com a contraprestação financeira que essas pessoas terão com a finalização dessas ações coletivas.