° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Secretaria de Finanças do Recife aumenta para 180 dias prazo de alíquota reduzida do ITBI

Imposto pago na compra/venda de imóveis terá seis meses com alíquota reduzida de 1,8% e pode ser pago com cartão de crédito

Por

As modificações são promovidas no Código Tributário Municipal, garantindo que os processos tributários tratados em quaisquer instrumentos jurídicos sejam inseridos na legislação municipal
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago na compra/venda de imóveis, terá seis meses com alíquota reduzida de 1,8% e pode ser pago com cartão de crédito. Nova regra passa a integrar o código Tributário Municipal.
 
A Prefeitura do Recife atualizou o processo de cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), tributo que incide sobre transações de compra e venda de imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou terrenos. Por meio da Secretaria de Finanças, serão oferecidos 180 dias para o contribuinte possa pagar o ITBI com a alíquota reduzida de 1,8%, independentemente do modelo do imóvel. Outra novidade é a inclusão de inteligência de dados e automação na secretaria, passando a reduzir o tempo de avaliação do imposto e da geração do boleto.
 
Todo o processo pode ser feito on-line, tanto pelo Portal Recife em Dia quanto pelo aplicativo e site Conecta Recife. Além do boleto tradicional, a quitação do tributo pode ser feita pelo cartão de crédito. A nova regra foi ajustada no Código Tributário Municipal, documento legal que determina os processos de ordem tributária da cidade, na Lei 19.174/23, publicada em dezembro de 2023.
 
“O ITBI é um tributo importante, mas que tinha uma dinâmica complexa dentro da secretaria e, principalmente, para o contribuinte. Eram várias categorias de imóveis, com tempos diferentes para acessar a alíquota reduzida e que causavam essa falta de clareza. A gente resolveu padronizar, colocando o período de 180 dias para todas as categorias de imóveis. Então, ao assinar o contrato ou receber o habite-se do imóvel na planta, a pessoa tem seis meses com o ITBI a 1,8%. Depois disso, volta para os 3% cobrados normalmente”, explicou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer. Vale ressaltar que a alíquota para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) permanece em 1%.
 
No processo de compra e venda de imóvel, as pessoas costumam assinar um contrato entre as partes e acham que a documentação está regular. “É bem comum as pessoas manterem esses contratos de gaveta entendendo que estão com o imóvel organizado, mas o proprietário só é efetivamente dono do bem quando a transferência é realizada e registrada no cartório de imóveis. Então, a gente simplificou e padronizou essa etapa para que o processo completo seja concluído e a gente tenha a base de dados imobiliários do Recife sempre atualizada, essencial para planejar os projetos nos bairros a partir da demanda habitacional. Além de clarear o processo, essa mudança desburocratiza a vida de quem quer empreender no Recife e precisa da documentação pronta para começar a atividade e gerar riquezas na cidade. Então otimiza o ambiente de negócios”, reforçou.
 
As modificações são promovidas no Código Tributário Municipal, garantindo que os processos tributários tratados em quaisquer instrumentos jurídicos sejam inseridos na legislação municipal. A medida oferece segurança jurídica e responsabilidade no cumprimento de contratos por parte da Prefeitura e previsibilidade para investidores.
 
Processo simplificado
 
Com a inclusão da automação da avaliação e lançamento do ITBI, a Secretaria de Finanças simplificou o processo de emissão do ITBI. Antes da mudança, o cidadão precisava de sete a dez dias para pedir e receber de volta o imóvel avaliado e a guia para pagar.
 
Após a mudança, esse tempo caiu para um dia ou dois, dependendo da complexidade do caso. Um apartamento, por exemplo, pela base comparativa, há uma agilidade para o processo avançar e ser concluído no mesmo dia. Já quando é um terreno, é necessário mais um dia. A medida representa agilidade no atendimento ao cidadão e também o uso mais eficiente da mão de obra, que é destinada a outra atribuição em prol do contribuinte.
 
Cartão de crédito
 
Mesmo com o entendimento das obrigações para efetivar a aquisição de um imóvel, muitas pessoas não formalizam a transação imobiliária por questões de custo necessário de cartório e tributos. Para facilitar esse processo, a Secretaria de Finanças disponibiliza o pagamento parcelado de ITBI, em até 12 parcelas no cartão de crédito. A opção pode ser também uma alternativa para quem precisa da certidão de forma rápida e não possui o dinheiro para quitar o imposto à vista.