{{channel}}
Ceia de Natal: preços de produtos variam mais de 300% no Recife
Procon da capital destacou que é prciso ter atenção nas compras por causa das diferenças de valores

Comprar produtos para a ceia de Natal exige cuidado e paciência.
O Procon do Recife descobriu que peços de alguns itens podem variar mais de 300%.
A pesquisa foi feita com 227 itens.
A ação, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro, visitou supermercados das Zonas Sul e Norte, além de estabelecimentos comerciais localizados no Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa).
Os fiscais observarm os valores de queijo do reino, panetone, espumante, sidra, refrigerante chester, peru, bacalhau, azeite, farofa pronta, frutas secas e em caldas, além de uva passa.
Foi justamente a uva passa que apresentou a maior variação. O índice chgou a 303,84%. A castanha vem em seguida, com 234,16%.
"O Procon Recife está atento. Os esforços são voltados para orientar o consumidor a fazer a melhor escolha do local das compras e do produto. É importante não agir por impulso, tendo em vista que o consumo consciente é sempre o melhor caminho a ser seguido. Se a pessoa perceber algum tipo de abuso, estamos prontos para receber as denúncias e fazer a fiscalização", ressaltou o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, André Azevedo.
O Procon Recife dá dicas para as compras de Natal aos consumidores. A primeira orientação é a população pensar bem antes de fazer as compras e parcelar os preços; comparar os valores à vista e a prazo; exigir sempre a nota fiscal; pesquisar os preços em diferentes lojas; e conferir a pesquisa elaborada pelo órgão de defesa ao consumidor.