° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Brasil lidera ranking de investimentos em tecnologia na América Latina

Por

País vivencia aquecimento do mercado de trabalho no setor
Considerado uma referência no segmento de TI, o Brasil reuniu cerca de 36% dos investimentos em tecnologia realizados na América Latina durante o ano de 2022. De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o país recebeu um aporte de US$ 45,2 bilhões no último ano, figurando em 12º lugar no ranking mundial.

O alto investimento, distribuído entre os segmentos de software, hardware e serviços, aponta a maturidade do setor no Brasil. Segundo o levantamento, as regiões Norte, Nordeste e Sul registraram alta no volume de recursos investidos, o que revela uma maior dispersão do segmento entre as regiões. Para este ano, a tendência é que o Brasil registre um crescimento de 5,4% nos investimentos realizados na área.

O bom momento também se reflete no mercado de trabalho, que vem apresentando alta demanda por profissionais qualificados. No entanto, um dos entraves encontrados pelas empresas é a escassez de mão-de-obra. De acordo com um relatório produzido pelo Google, o Brasil deverá apresentar um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) até 2025.

Atenta a essa necessidade do mercado, a Jala University realizará um investimento de US$ 10 milhões na América Latina durante os próximos anos. A instituição, que conta com uma sede no Recife, tem como objetivo capacitar jovens adultos no ramo da tecnologia. Para tal, a Jala aposta numa formação alinhada ao mercado de trabalho.

“Existem grandes investimentos na área tecnológica, mas, infelizmente, devido ao divórcio entre academia e indústria, as oportunidades ficam restritas para engenheiros com muitos anos de experiência na indústria. Trabalhamos na construção de pontes para garantir que os graduados aprendam e fortaleçam as competências necessárias para um ambiente de trabalho de alta tecnologia”, observou Juan Salinas, CEO da Jala.

Para fomentar esse alinhamento, a universidade oferece bolsas gratuitas para a formação em engenharia de software. Com duas turmas já iniciadas no Brasil, a Jala oferece neste semestre novas 100 vagas. Além da formação gratuita, os alunos selecionados também contam com a garantia de contratação pela Jalasoft ou empresas parceiras. Quem se interessar pela oportunidade poderá se inscrever por meio do site https://jala-u.info/Admissao2024-pr.